quinta-feira, 15 de março de 2012

Basquetebol: Definição e Conceitos


    Define-se o basquetebol como "um esporte jogado por duas equipes de cinco jogadores cada, e cada equipe tem como objetivo jogar a bola dentro da cesta do adversário e evitar que a outra equipe tenha o controle da bola e faça pontos" (FPB, 2002, pg.3).
    De acordo com FERREIRA & DE ROSE JR. (2003), o basquetebol é composto por algumas habilidades especificas, representadas pelos fundamentos do jogo. Os fundamentos de forma combinada geram situações individuais e coletivas que requerem uma maior organização e sincronização de movimentos (situações de um contra um, dois contra dois... cinco contra cinco). Para a execução correta dos fundamentos e a realização das ações do jogo são utilizadas as três formas básicas de movimentos: correr, saltar e lançar. A execução correta dos fundamentos e das ações individuais e coletivas por eles geradas exigem do praticante o domínio de parâmetros físicos, motores, técnicos e táticos, além de grande dose de cognição para entendimento da realização de todas essas ações no contexto do jogo.
    O basquetebol baseia-se em três capacidades físicas condicionantes: força, resistência e velocidade (BARBANTI, 1996).
    Esse autor identifica três tipos de força:
  • Força de salto - utilizada nos rebotes e "jump" (arremesso realizado no ponto mais alto do salto).
  • Força de "sprint" - nas situações de deslocamentos constantes, acelerações e mudanças de ritmo.
  • Força de resistência - condição necessária para a manutenção da qualidade dos gestos técnicos durante o jogo.

     A resistência geral ou aeróbia está presente para garantir a manutenção do estado básico do atleta e também uma melhor recuperação dos esforços de uma partida. Já a resistência anaeróbia é responsável pela execução eficiente dos movimentos de grande intensidade como as mudanças de ritmo, paradas bruscas e saídas rápidas, tão presentes nesse esporte.
     A velocidade está relacionada à capacidade de deslocamento dos atletas. Deve-se ressaltar que esses deslocamentos acontecem em pequenos espaços, exigindo respostas rápidas aos estímulos do jogo.
    Considera-se também o equilíbrio que é fundamental para a retomada do contato com o solo nas situações de arremessos e rebotes.
    Alguns estudos mostram as relações funcionais dessas capacidades condicionantes em jogos de basquetebol. As distâncias percorridas pelos jogadores durante jogos de basquetebol variam de 4000m a 6000m. Já os saltos variam, em média, de 30 a 65, dependendo da posição. Neste caso, os pivôs são os que mais saltam devido a sua função especifica de obter rebotes, o que leva a repetidos saltos em curtos espaços de tempo. Além disso, o basquetebol é um jogo baseado em ações rápidas e de alta intensidade. A maioria delas (51%) ocorre entre 1,5s e 2,0s. Somente 5% dessas ações ocorrem acima dos 4,0s (BERTORELLO, 2003; BRANDÃO, 1992; JANEIRA & MAIA, 1998; KOKUBUN & DANIEL, 1992; McINNES, CARLSON, JONES & McKENNA, 1995; TEODORESCU, 1984; TRICOLI, BARBANTI & SHINZATO, 1994).
    Por esses motivos, o basquetebol é um esporte que exige muito mais dos membros inferiores (MMII) do que de qualquer outro segmento corporal.
    Apesar do basquetebol não ser considerado um esporte violento, as dimensões exíguas da quadra e o número de jogadores em disputa, movimentando-se velozmente, provocam freqüentes contatos corporais, o que pode causar os mais diversos tipos de lesões.
     Segundo DE ROSE JR. (1999), atletas de alto nível (mundial e olímpico) entendem que as lesões são um dos principais fatores de stress, pois podem representar afastamento das atividades por longos períodos, tratamentos que exigem muito sacrifício físico e psicológico e, em alguns casos, o encerramento precoce da carreira.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Qual é a formacão de uma equipe completa de Basquete incluindo o técnico,o preparador , etc....?

    ResponderExcluir